Modelos RGB

Boas Soldados, 

     A "Cor está presente em tudo o que observamos”, logo, desse modo, p
ara os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. Assim, o objetivo de um modelo de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto.

     O Modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: 
vermelha (Red), verde (Green) azul (Blue).

Em termos técnicos, as cores primárias de um modelo são cores que não resultam da mistura de nenhuma outra cor.

   Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos. Por exemplo, cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada por um dos seguintes valores: decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF.



Correspondência entre valores
Decimal
0
0,2
0,4
0,6
0,8
1
Inteiro
0
51
102
153
204
255
Percentagem
0
20
40
60
80
100
Hexadecimal
00
33
66
99
CC
FF


   Como o modelo RGB é aditivo, a cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias (1,1,1), enquanto que a cor preta corresponde à ausência das mesmas (0,0,0).


   A escala de cinzentos é criada quando se adicionam quantidades iguais de cada cor primária, permanecendo na linha que junta os vértices preto e branco.
Representação de um cubo com as cores do modelo RGB.


O quadro seguinte exemplifica várias cores do modelo RGB representadas por valores decimais e inteiros.

Cor
Valor decimal
Valor inteiro
Preto
(0,0,0)
(0,0,0)
Vermelho (R)
(1,0,0)
(255,0,0)
Verde (G)
(0,1,0)
(0,255,0)
Azul (B)
(0,0,1)
(0,0,255)
Branco (R+G+B)
(1,1,1) = (1,0,0) + (0,1,0) + (0,0,1)
(255,255,255)
Amarelo
(1,1,0)
(255,255,0)
Ciano
(0,1,1)
(0,255,255)
Magenta
(1,0,1)
(255,0,255)
90% Preto
(0.1,0.1,0.1)
(25,25,25)
Azul-celeste
(0,0.8,1)
(0,204,255)


Aplicações do Modelo RGB
As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. Como por exemplo, as cores emitidas pelo monitor de um computador baseiam-se no facto de o olho e o cérebro humano interpretarem os comprimentos de onda de luz das cores vermelha, verde e azul. Por isso, estas são emitidas pelo monitor, que combinadas podem criar milhões de cores.
O monitor CRT é essencialmente um tubo de raios catódicos (CRT - CatodicRayTube) que aloja um canhão de electrões e que é fechado na frente por um vidro, o ecrã, revestido internamente por três camadas de fósforo. Para gerar uma cor, os monitores coloridos precisam de três sinais separados que vão sensibilizar os respectivos pontos de fósforos das três cores primárias.

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